Dicas

Aqui você encontra dicas de como comprar um imóvel e serviços disponíveis para lhe ajudar.
COMO COMPRAR UM IMÓVEL
Comprar uma imóvel é uma decisão muito importante, por isso quanto maior a organização durante esse processo, maiores as chances de ter uma conclusão satisfatória. O planejamento e acompanhamento de cada etapa torna tudo mais fácil e seguro, estando ai a importância do corretor de imóveis para auxiliar. Ao começar a procura de um imóvel para comprar, opte por profissionais reconhecidos no mercado imobiliário. A equipe da Hirano imóveis oferece todo o suporte para esse processo.
A) Passo a passo para comprar um imóvel
A organização de todas as etapas necessárias é fundamental para que o processo de compra de imóvel seja tranqüilo. Confira abaixo o passo a passo que deve ser seguido para que tudo aconteça como o esperado
- Procure um corretor de imóveis para auxiliá-lo durante todo o processo de compra do imóvel. Informe o tipo de imóvel que você deseja, a finalidade e algumas características requisitadas, por exemplo: três quartos, se for um imóvel residencial.
- Defina a faixa de preço do imóvel que deseja comprar
- Defina o valor da entrada do imóvel
- Defina o valor do financiamento, se for o caso, ou utilização do FGTS
- Lembre qual é a sua composição de renda (familiar ou não). Para a compra do imóvel hoje em dia é possível fazer a composição de renda que não seja necessariamente familiar ? Encontre o imóvel ideal
- Entrege a documentação solicitada e pague as taxas referentes a compra do imóvel
- Estando tudo aprovado, providencie as certidões negativas e pague o ITBI
- Assine o contrato
- Registre o contrato no cartório imobiliário (RGI)
B) Dicas para comprar um imóvel
Dicas para a escolha do seu imóvel:
- A vistoria do imóvel deve ocorrer, preferencialmente, durante o dia. É nesse período que se consegue visualizar defeitos de construção, além da luminosidade (sol da manhã ou sol da tarde). Porém também é valido fazer uma nova vistoria à noite, para verificar o movimento local.
- Verifique o estado de conservação dos pisos e paredes (rachaduras, infiltrações, mofo, cupim)
- Teste as instalações do imóvel, acendendo as luzes e abrindo as torneiras de água (incluindo descargas e chuveiros) e gás. Atenção para as condições de segurança, se não existem gatilhos nas instalações elétricas.
- Verifique a administração do condomínio, com seus valores e taxas extras. Se o prédio conta com dispositivos de segurança. Cheque também o controle de entrada e saída de veículos.
- Na compra de coberturas, saiba se esta obedece a planta original aprovada ou se houve obras (acréscimos) após o habite-se. Nesse caso, é fundamental a existência de aprovação da Prefeitura e comprovante de pagamento dos tributos correspondentes, inclusive INSS, e checar junto ao condomínio se não existe oposição.
- Procure saber sobre a movimentação da rua. Feiras e avenidas principais costumam ter barulho, inclusive durante a madrugada.
- Analise o comércio na região, acesso a transportes que atendam a necessidade da família ? Desconfie dos valores muito baixos. Investigue o porquê de o vendedor estar fechando aquele negócio fantástico.
- Ao surgir uma verba extra, use para amortizar o saldo devedor.
- Se possível, poupe por um ano o valor equivalente ao que pagaria no financiamento.